Total de visualizações de página

DISTRITO DO JUÁ


O Distrito do Juá foi criado na mesma data que o Município, no dia 20 de Maio de 1957 é o 2º maior em população tem aproximadamente 2.500 habitantes (Censo 2010). O acesso rodoviário de Fortaleza a Juá se dá pela BR 222. Da sede do município até o distrito o percurso é feito por uma estrada carroçal com 18 km de distancia da sede. Temos nas casas uma estrutura arquitetônica basicamente de tijolos, na sede do distrito e se afastando um pouco da sede encontramos muitas casas de taipa (casa construída de madeira e barro). Tendo uma vegetação rasteira própria do semi-árido e da caatinga.
Está localizada ao Norte do Estado do Ceará, limitando-se ao Norte com a sede do município, ao Sul com Taperuaba, a Oeste com Aracatiaçu e a leste com Boa Vista do Caxitoré. É o maior Distrito de Irauçuba em área, é maior até do que a área da própria sede. Sua principal via de acesso é a estrada carroçal teve sua construção iniciada em 1975 por um órgão chamado Vildaia e finalizada no ano de 1976.
O distrito é chamado de Juá, porque existiam vários pés de Juazeiro, que foi desmatado para a construção da vila. Era apenas uma fazenda de propriedade da família Pereira, por volta do ano de 1800 e eles eram donos de quase todas as terras da comunidade. Em seguida começaram a casar com os Fernandes e os Vasconcelos e as terras começaram a ser divididas, e surgiu daí as primeiras casas. O primeiro documento que registrava a presença da Família Pereira, data do dia 11 de dezembro de 1971 é a Certidão de casamento de Rita Pereira Duarte com Raimundo Negreiro. Hoje está no cartório Magalhães Braga.
A localidade também já foi conhecida como São Gabriel, inclusive registrada em mapa do Ceará, devido está localizado próximo ao Açude São Gabriel. Recordando outras datas importantes do Juá, podemos destacar: Em 1800, a construção do açudinho; 1866 construção da casa paroquial; 1910 construção da estrada que liga o distrito da sede ao município; 1907 construção da Igreja Católica; 1914 construção do cemitério; 1920 criação do 1º cartório; 1940 construção do 1º mercado; 1963 Instalação da energia elétrica (motor que gerava enérgia somente a nível local); 1964 construção do Açude São Gabriel, da praça e da delegacia; 1966 construção do Campo de Aviação; 1982 construção do posto de saúde e Instalação da energia elétrica (COELCE); 1984 construção da Igreja Assembléia de Deus; 1987 criação da TELECEARÁ (hoje atual Telemar); 1994 abastecimento de água.
A padroeira da Igreja é Nossa senhora da Conceição, que tem seu dia em 8 de dezembro. A primeira escola particular surgiu nos anos de 1931 e 1932, ela funcionava próxima a Igreja, a professora era a senhora Nina Botéia, ensinava 60 alunos e era só durante o verão. A primeira professora, pelo Estado no ano de 1960, era a Senhora Mariana Fernandes, ela ensinava na Escola Miguel Fernandes, que era um prédio do Estado. Seu José de Sousa Braga (em memória) foi um grande educador ensinava o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e também Educação Integrada nas décadas de 70 e 80, era autodidata, além de educador, foi escrivão do Cartório de Registro Civil de Juá e coordenador dos trabalhos de Evangelização na capela de Nossa Senhora da Conceição.
Temos também muitos artistas que embelezam o Juá na área do artesanato, palha, São Gonçalo, Reisado, dramas de mesa, dançarinos e mestres de Cultura, dentre os quais destaco com muito orgulho o luthier de rabecas Silvino Veras que é a figura mais popular do Juá. A economia se baseia na agricultura, funcionalismo público, comerciais e prestadores de serviços. A cultura é sempre resgatada pelas escolas e pelas pessoas idosas da comunidade que ainda praticam muitas tradições. As festas populares, como as das Igrejas, os costumes, danças, a língua e muito mais.
                        Fonte de pesquisa: Mapeamento das Expressões Culturais. Ano: 2006
Entrevistada: Professora Francisca Mudiane Pedrosa Freitas
Adaptado por: Geraldina Lopes Braga